Conception
Equipe
Tratamentos

Varicocele

O que é varicocele?

O termo varicocele significa um aumento das veias dos testículos. A varicocele é similar às veias varicosas muito presentes em mulheres gestantes e idosos. As veias do testículo (plexo pampiniforme) contém válvulas que facilitam o retorno do sangue do testículo até o coração. Até poucos anos atrás acreditava-se que a varicocele ocorria mais no testículo esquerdo comparado ao direito, assim como patologias mais sérias, como o câncer no abdômen, poderiam estar causando varicocele quando esta era diagnosticada apenas no lado direito. Entretanto, sabe-se hoje que o diagnóstico de varicocele nos dois testículos ou apenas no testículo direito está sendo cada vez mais realizado.

Sintomas:
Geralmente a varicocele não causa sintomas. Entretanto, alguns pacientes queixam-se de um pequeno desconforto ou sensação de peso nos testículos. A dor testicular, quando presente, geralmente piora no final do dia ou após ficar de pé por um longo período de tempo. Além disso, o paciente pode queixar-se da presença de veias dilatadas no testículo. É importante enfatizar que a ausência de sintomas não descarta o diagnóstico de varicocele, assim como muitas vezes o tratamento pode não melhorar os sintomas de dor.

Como é feito o diagnóstico de varicocele?
O urologista faz o diagnóstico de varicocele ao examinar os testículos do paciente. O testículo com varicocele pode estar de tamanho diminuído ou normal. Testes utilizando a ultrassonografia (ecografia) dos testículos (realizada pelo ultrassonografista) ou doppler-estetoscópio (realizado pelo urologista) podem detectar a presença ou não de varicocele.

Varicocele e o espermograma:
Quando o sangue fica coletado nas veias do plexo pampiniforme, mudanças na formação dos espermatozóides podem ocorrer, levando à diminuição na concentração e qualidade dos espermatozóides. Os espermatozóides podem ter alteração nos movimentos, assim como formas anormais podem surgir com a presença da varicocele. Todas estas alterações nos espermatozóides podem levar à infertilidade. De fato, mais de 50% dos homens com varicocele possuem alterações no espermograma (análise seminal). Em 70 a 80% dos casos de varicocele, estas alterações no espermograma regridem, e em 30 a 40% dos casais estabelecem gravidez após a cirurgia de correção da varicocele. Após a cirurgia de varicocele, o tempo médio que os pacientes levam para engravidar suas esposas varia de 6 a 9 meses.

Opções de tratamento:
A simples presença da varicocele não indica que o paciente é infértil ou que necessite cirurgia. Sabe-se que 15 a 20% da população apresenta varicocele. Entretanto, a incidência de varicocele em homens que estão tentando engravidar suas esposas pela primeira vez e não conseguem é de 35 a 40%. O melhor tratamento é a cirurgia. Na cirurgia para varicocele, uma incisão (corte) de em média 2 cm, é realizada um pouco acima da virilha para visualização e tratamento das veias dilatadas do testículo. Existem várias técnicas de cirurgia para resolver o problema de varicocele, porém a mais realizada nos países desenvolvidos é a que utiliza o microscópio para auxiliar na visualização dos vasos sanguíneos (artérias e veias) e linfáticos. Um índice de recidiva (retorno da varicocele após a cirurgia) de 15 a 35% é descrito para as técnicas que não usam o microscópio (técnicas convencionais), comparado a 0.5 a 1% de recidiva com a técnica que utiliza o microscópio...